Total de visualizações de página

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Economia e Sociedade do Extremo Oriente Asiático

O Extremo Oriente é uma das regiões mais ricas da Ásia, pois possui em seu contexto, duas potências mundiais: China e Japão (segunda maior economia mundial.) Esses dois países, somados a Hong Kong, Coreia do Sul e Taiwan, fazem parte da APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico). O Japão como grande potência econômica, possui a terceira maior economia do mundo em PIB nominal e a terceira maior em poder de compra. É também o quarto maior exportador e o sexto maior importador do mundo, além de ser o único país asiático membro do G8. O país mantém uma força de segurança moderna e ampla, utilizada para auto-defesa e para funções de manutenção da paz. O Japão possui um padrão de vida muito alto (11º maior IDH), com a maior expectativa de vida do mundo (de acordo com estimativas da ONU e da OMS) e a terceira menor taxa de mortalidade infantil. O país também faz parte do G20, grupo formado pelas 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia. A importância da China como uma grande potência é refletida através de seu papel como segunda maior economia do mundo nominalmente (ou segunda maior em poder de compra) e como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, bem como sendo um membro de várias outras organizações multilaterais, incluindo a OMC, APEC, G-20, BRIC e da Organização para Cooperação de Xangai. Além disso, é reconhecido como um Estado com armas nucleares, além de possuir o maior exército do mundo em número de tropas e o segundo maior orçamento de defesa.

O extremo oriente atualmente é uma das regiões mais rica da Ásia. Por possui 2 potências mundiais como a China e o Japão. A china possui uma sociedade mais agrícola, mais possui uma industrialização bem desenvolvida, até por ser a segunda maior economia do mundo. O Japão com o terceiro maior PIB do mundo. É o quarto maior exportador e o sexto maior importador do mundo, tem uma das melhores expectativas de vida do mundo. Sendo o único país da Ásia membro do g8.


Na Ásia Oriental se encontram dois dos poucos países remanescentes do sistema socialista: China e Coreia do Norte, lembrando que a economia chinesa já modificou bastante sua configuração e vem se distanciando cada vez mais dos princípios do socialismo e se aproximando dos princípios capitalistas. Alguns países, como Macau, tiveram seus respectivos territórios anexados e administrados pelo governo chinês, tornando-se regiões administrativas.

No Extremo Oriente encontra-se o país com a maior população do mundo, China, com aproximadamente 1,3 bilhão de habitantes, número significativo visto que a população mundial absoluta é cerca de 6,7 bilhões.

O relatório prevê que as economias do Extremo Oriente a exceção do Japão, crescerão em 2009 abaixo dos 7% previstos pelo BM para 2008 e dos 9% que cresceram em 2007, mas muito longe de entrar em recessão, como ocorreu com Estados Unidos, Japão e os países da zona do euro.




O socialismo marxista ganhou considerável impulso com o crescimento do poder soviético, após a Segunda Guerra Mundial. Além dos países da Cortina de Ferro (Europa Central e Oriental), passaram a ter governos comunistas Estados do Extremo Oriente (China, Coréia do Norte, Vietnã, Laos, Camboja), do Oriente Médio (Iêmen do Sul), da África (Angola, Moçambique, Etiópia) e até mesmo da América Latina (Cuba, onde Fidel Castro se transformou no mais antigo ditador do mundo – está no poder desde 1959).







9 comentários:

  1. A Ásia oriental ou extremo oriente, constitui a única região do mundo a conhecer um crescimento econômico real e constante desde o início da crise e reestruturação capitalistas da década de 70. O desenvolvimento industrial, inicialmente circunscrito ao Japão, alargou-se para os chamados Tigres asiáticos (Coréia do Sul, Taiwan, Hong Kong e Cingapura), posteriormente, para a República Popular da China e, finalmente, para alguns países do sudeste e do sul da Ásia. Não se trata, entretanto, apenas de um fenômeno quantitativo.

    Grandes potências: China e Japão
    China: agropecuária e indústrias
    Japão: indústrias
    ‡Tigres ou Dragões Asiáticos: Taiwan, Coréia do Sul e Hong Kong ± Basicamente indústrias

    Economia: agropecuária China
    ‡Grande expressão da agropecuária na Ásia Oriental.
    ‡60% da população se dedica à agricultura, que visa o atendimento do mercado interno. ‡
    É o maior produtor de arroz trigo e o segundo em milho. ‡Pecuária: suínos, equinos, asininos e aves.
    Maior produtor mundial de carnes e ovos.

    ResponderExcluir
  2. A Ásia sofreu uma crise que atingiu grande parte da Ásia gerou o temor de uma crise em escala mundial e contágio financeiro. A crise começou na Tailândia com o colapso financeiro do Thai baht causado pela decisão a Tailândia, após exaustivos esforços para evitar a massiva fuga de capitais, em parte devido ao estado. Adquiriu uma enorme dívida externa que acabou por deixar o país falido logo após esse colapso monetário do governo tailandês. Duas de suas causas comuns foram: Ás experiências nacionais da crise financeira das economias emergentes asiáticas foram a acentuada desvalorização de suas moedas, em relação ao dólar, e a queda substancial nos preços de ativos em seus mercados acionários.

    ResponderExcluir
  3. Por favor me ajude
    Tem como falar sobre a política do extremo oriente

    ResponderExcluir
  4. Por favor me ajude
    Tem como falar sobre a política do extremo oriente

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. pois é, trabalhei a minha vida toda, estudei em Harvard durante 5 anos, tenho diplomacia em exatas e humanas, e declaro que isto esta errado!!

      Excluir